O novo manequim plus size da Nike

Semana passada a Nike decidiu expor um manequim feminino plus size. O manequim estava em sua loja em Londres e causou o maior reboliço. Por um lado há a intenção de democratizar a moda para todos os tipos de corpos. Por outro lado há quem diga que modelos plus size são uma ode à obesidade.

É bem verdade que muitas marcas, inclusive grifes famosas, já estão criando coleções próprias para mulheres curves e plus size. E com o atual empoderamento feminino isto não passa de simples obrigação.

Apesar de o manequim só ter sido exposto na loja semana passada, um representante da Nike explica que a coleção foi lançada em 2017. Ela foi criada para garantir o encaixe perfeito em todos os tipos de corpos, mostrar inclusão e inspirar as mulheres.

“Continuamos a ouvir a voz da atleta e sabemos que a consumidora do sexo feminino quer ver uma gama diversificada e abrangente de produtos para atender às suas necessidades esportivas”, diz o representante. (fonte: News Channel3)

Nike Plus Size

Moda democrática X Obesidade

As mulheres que vestem tamanhos maiores vêm brigando por mais inclusão e consequentemente por roupas que as valorizem.

Até pouco tempo atrás roupas em tamanho grandes eram exclusivas de grávidas e senhoras. Ou seja, não havia opção para jovens que queriam se sentir bonitas com roupas que fossem tendência de moda.

Apesar de estas mulheres reais estarem ganhando mais espaço e conseguindo vitórias ainda há quem tenha opinião contrária e afirma que modelos plus size estão apenas fazendo promoção a favor da obesidade.

Com a grande repercussão dos manequins plus size da Nike a colunista Tanya Gold do jornal britânico The Telegraph, publicou em sua coluna uma opinião contrária à democratização de moda e bem agressiva. Tanya escreveu:

“Ela é, em todos os aspectos, obesa, e não está se preparando para uma corrida em seu brilhante equipamento da Nike”. “Ela não pode correr. Ela é, provavelmente, pré-diabética e a caminho de uma prótese de quadril. Que terrível cinismo é isso da parte da Nike?”

Após a publicação desta coluna diversas pessoas se manifestaram pelas redes sociais. Com opiniões de ambos lados promovendo hashtags de #teamplusmannequim e #noplusmannequim.

Nike surpreende ao expor manequim plus size

Algumas opiniões como por exemplo: “Se alguém é forçado a se sentir desconfortável nas lojas por causa da boa forma, não há progressão”. Houve até quem dissesse que: “A maioria dos manequins femininos está realmente abaixo do peso, mas ninguém parece estar preocupado com os manequins que promovem um estilo de vida pouco saudável.”

Há mais de 20 anos a Kalanchoê acredita que todas as mulheres devam se sentir bem com seu corpo, independente do tamanho de seu manequim e somos a favor de todas as marcas aderirem a modelagens para vestir mulheres reais. 

Houve quem concordasse com a colunista Tanya Gold. O Yahoo News  citou um usuário do Twitter que criticava a Nike e dizia que “O estilo de vida da obesidade deveria ser envergonhado, não encorajado”. Esse post foi apagado. Outro crítico da Nike  sugeriu que  a empresa “promova o exercício” em vez de “roupas gordas”.

Muitos fãs da Nike se manifestaram a favor da nova campanha da marca. Portanto a inclusão dos manequins de tamanhos maiores reflete como as mulheres reais se parecem.

Como resultado os fãs afirmam que os manequins plus size desafiam os padrões corporais. Que consequentemente promovem manequins de tamanho menor.

E você, acha que a Nike errou ou acertou em promover manequins plus size?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?