Tudo sobre sazonalidade no varejo

Sazonalidade no varejo de moda

Todo lojista precisa saber sobre a sazonalidade no varejo pois ela é uma realidade constante na rotina de todo comércio.  Isso porque, o ambiente do varejo é muito variável. As vendas sobem e descem de acordo com diferentes fatores imprevisíveis.

Além disso, no calendário varejista, existem as datas comemorativas. Elas elevam as vendas em certo momento mas também podem cair de acordo com qualquer mudança repentina. A pandemia provocada neste ano de 2020 foi prova disso.

Por isso, você precisa estar sempre atento, sabendo que esses altos e baixos no comércio são normais por causa da sazonalidade no varejo.

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Afinal, o que é sazonalidade no varejo?

Sazonalidade se refere àquilo que é temporário, que é válido apenas em um determinado período. Ou seja, é algo que tem uma estação ou um momento específico para acontecer. A sazonalidade no varejo representa exatamente isso: períodos em que as vendas sobem e do período em que elas caem.

Muitas empresas do ramo de produção dependem de vendas dos seus produtos para o comércio varejista. É o caso de artigos para decoração de Natal, por exemplo. Dessa forma, a sua produção está praticamente atrelada à necessidade de produtos desse setor.

É correto afirmar que todo o mercado sente o impacto da sazonalidade, e cada área tem seus próprios métodos para lidar com ela. Por isso, todo lojista deve desenvolver seus próprios métodos para tirar o melhor proveito da sazonalidade. Lembre-se de considerar sua experiência na área e aproveite, também, as dicas que vamos dar nesse artigo.

Dicas para aproveitar a sazonalidade no varejo

Para enfrentar o período de baixas vendas na sazonalidade do varejo você irá precisar de muito planejamento.

Aqui é válido analisar todas as métricas de vendas feitas durante o período de alta. Assim, ver o que deu certo e o que não deu. Criar planos de ação que ajudem a vender mais, tanto no período de alta rotatividade como também no período de baixa.

Contudo, não se engane! Assim como é preciso planejamento nos momentos de baixa sazonalidade, a alta demanda de vendas no varejo também envolve muito planejamento estratégico. Isso porque, não basta entupir o estoque de produtos e esperar os clientes entrarem pelas portas da loja.

Tenha em mente que um bom planejamento evita desperdício de dinheiro, de tempo e, também, evita um giro de estoque pouco efetivo.

Elabore um planejamento estratégico

Já falamos sobre a necessidade de um bom planejamento estratégico. É através dele que você conseguirá analisar a quantidade de produtos que você irá precisar de acordo com cada data do calendário comercial.

Estabeleça um plano de ação

Através de um bom plano de ação você conseguirá fazer uma análise completa do que está funcionando ou não na sua loja durante estes períodos sazonais. Além disso, com um plano de ação bem definido é possível criar um panorama sobre como agir nas mais diversas linhas de frente e em cada período específico.

Desenvolva um plano de marketing

A sazonalidade no varejo exige que o lojista conheça o seu mercado. Por isso, além de criar um planejamento estratégico e ações específicas, é preciso criar um bom plano de marketing para saber como enfrentar as altas e baixas do mercado. Um plano de marketing vai te ajudar a criar campanhas de venda além de direcionar melhor a sua comunicação, criando um canal direto com seus clientes em potencial.

Controle seu estoque

Sabemos que o estoque é o coração de toda loja. Portanto, um controle de estoque efetivo e bem gerenciado é o seu principal aliado na sazonalidade do varejo, tanto no período de altas vendas, quanto no período de baixa de vendas.

Isso porque, com um bom controle de estoque você vai saber exatamente a quantidade de mercadorias que deve comprar para cada período e assim prever o lucro que vai ter. Além disso, você também irá garantir que os seus clientes encontrem nas prateleiras os produtos que estão procurando.

Por fim, não se esqueça de focar na experiência do seu cliente dentro da sua loja. Oferecer um bom atendimento é o melhor passo para garantir novas vendas em qualquer período de sazonalidade.

E aí, gostou das dicas? Aproveita e conta pra gente nos comentários o que você já faz na sua loja.