Planejamento de loja para troca de estações de moda

troca de estações de moda

Manter o timing para realizar a troca de estações em sua loja e ainda deixar o fluxo de caixa saudável e organizado é um dos muitos desafios que todo lojista enfrenta. Afinal, qual é o melhor momento para abastecer seu estoque e liquidar coleções? Neste artigo iremos te ajudar a fazer planejamento de loja para troca de estações de moda.

Primeiramente, antes que você comece a divulgar uma liquidação entre estações é preciso analisar suas finanças e criar estratégias para, enfim, realizar uma promoção. Dessa forma é possível se planejar e decidir qual o melhor tipo de ação será aplicada naquele momento.

Ações promocionais funcionam bem durante o período de troca de estação. Isso porque elas atraem os clientes que aguardam por promoções e também ajudam para que as peças de coleções anteriores não se acumulem no estoque.

Leia também: Como criar promoções

Conheça os diferentes tipos de promoção

Quem é lojista sabe que existem diferentes tipos de ações que você pode fazer em sua loja, tudo vai depender do seu objetivo. Alguns exemplos de ações são: liquidação de etiqueta, promoção, saldão, queima de estoque, pague 1 leve 2 etc.

Contudo cada tipo de ação vai gerar um impacto diferente nas suas vendas, tudo vai depender de suas necessidades e objetivos.

Outro fator importante para planejar a troca de estações de moda é entender como funciona o calendário de estações de moda aqui no Brasil. Este calendário funciona da seguinte forma: 

  • Janeiro: Promoção das peças que sobraram da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano)
  • Fevereiro: Promoção das peças que sobraram das coleções Primavera/Verão e festas
  • Março: Lançamento da coleção de Outono
  • Abril: Venda da coleção de Outono
  • Maio: Lançamento da coleção de Inverno
  • Junho: Venda da coleção de Inverno
  • Julho: Promoção das peças que sobraram da coleção Outono/Inverno
  • Agosto: Promoção das peças que sobraram da coleção Outono/Inverno
  • Setembro: Lançamento de coleção de Primavera
  • Outubro: Lançamento da coleção de Verão
  • Novembro: Lançamento da coleção de alto-verão e festa (fim-de-ano)
  • Dezembro: Vendas da coleção de alto-verão e festa

Fonte: Inventando moda de Doris Treptow

Portanto, entendendo como funciona o calendário de estações de moda, você conseguirá se organizar e preparar da melhor forma as mudanças de cada coleção.

Entendendo o calendário comercial de moda

Agora que você já sabe como funciona o calendário comercial de moda, planeje suas ações com antecedência. Dessa forma você terá tempo para divulgar suas campanhas além de poder pesquisar todas as tendências da nova estação.

Ao se planejar com antecedência, você poderá entrar em contato com fornecedores com prazo suficiente para negociar as melhores condições para a manutenção do seu estoque. Além disso, você conseguirá manter seus clientes regulares que buscam novidades e também atrair clientes que buscam por promoções.

Conheça as tendências

Uma dica para que você consiga se antecipar sobre as tendências que serão lançadas no Brasil, é se manter informado sobre tendências de moda na Europa da estação anterior. Isso porque as coleções européias acontecem antecipadamente diante do nosso calendário e, com isso, nós costumamos seguir as tendências de moda de acordo com o que foi lançado na Europa.

Certamente, conhecendo as tendências, você pode alinhar com os seus fornecedores e buscar com eles as peças que fizeram maior sucesso fora e que, possivelmente, irão virar moda no Brasil.

É importante que você acompanhe de perto como anda o desenvolvimento de sua loja. Dessa forma você conseguirá antecipar o planejamento estratégico de suas ações e também nas pesquisas por tendências. Por fim, isso irá evitar que o seu estoque fique encalhado ou que você invista em peças que não vão agradar seus clientes.