Como criar promoções de vendas

Criar promoções de vendas

Para consumidores, a palavra promoção causa um efeito instantâneo e positivo. No entanto, para lojistas ela é uma palavra que causa um pouco de insegurança. Isso porque os efeitos de uma promoção só poderão ser mensurados depois de finalizar a ação. Neste artigo você vai aprender como criar promoções de vendas de sucesso.

Muitos empresários têm receio de criar promoções por ter medo do fracasso de uma campanha promocional, ou até mesmo, de acarretar algum prejuízo ao seu negócio.

Com planejamento e estratégia é possível criar campanhas promocionais para conquistar mais clientes, recompensar os mais fiéis e, ainda, aumentar o volume de vendas.

 

O que é promoção de vendas?

Podemos definir como promoção de vendas um conjunto de ferramentas utilizadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto e/ou serviço a curto prazo.

A promoção de vendas pode ser aplicada em qualquer modelo de negócio, porque não é necessário um grande investimento para fazê-la acontecer. Porém, para que ela traga os resultados esperados, deve beneficiar o consumidor de forma concreta e não deve se prolongar por muito tempo, para que não traga nenhum prejuízo para o seu negócio.

A seguir daremos algumas dicas para você saber como criar promoções de vendas em sua loja.

 

Planejando uma promoção de vendas

Ter um bom planejamento é fundamental para sua promoção de vendas ser um sucesso. De nada adianta apenas abaixar os preços sem definir estratégias para a sua campanha.

Certamente muitos lojistas ainda têm dúvidas por onde começar. Veja nossas dicas:

 

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Defina um objetivo da sua promoção

O primeiro passo para você criar uma promoção de vendas atrativa é definir o objetivo da sua campanha. Com certeza o objetivo principal é aumentar o volume de vendas.

No entanto, não significa que ele não possa atender outras necessidades como por exemplo: movimentar o estoque parado, divulgar uma marca, ampliar o cadastro de clientes, ou aproveitar uma data comemorativa.

 

Defina o público que você quer alcançar

Depois de definir o objetivo da sua promoção, é preciso definir o público-alvo. Se a sua intenção for atrair novos clientes, então o seu público alvo serão consumidores que ainda não compraram.

Por fim, analise qual é o tipo de promoção mais adequada para tal público. Defina quais canais você irá utilizar para divulgar sua promoção.

 

Determine um prazo para sua promoção

Utilizar o senso de urgência é a principal estratégia da promoção de vendas. Defina o período de duração da sua campanha e divulgue. Não se prenda a uma data limite, porém deixe claro que o período é limitado e que é preciso correr para conquistar aquele produto.

Aposte em datas comemorativas como por exemplo: Dia das Mães, Natal e Ano Novo, o que impacta em um aumento nas vendas durante esses períodos.

Feito isso, estipule um prazo para começar e terminar sua promoção. É importante que você cumpra esse prazo, pois seu cliente pode achar que você usou propaganda falsa apenas para vender mais.

 

Por fim, divulgue sua promoção. De nada vai adiantar seguir todos os passos anteriores se você não utilizar os meios de comunicação disponíveis no mercado para alcançar o público alvo da sua ação.

Portanto, utilize o baixo custo e grande alcance das redes sociais e use a favor do seu negócio. Além disso aposte na comunicação interna da sua própria loja. Capriche na vitrine e na fachada de seu estabelecimento.

Se você já utiliza as promoções para destacar sua loja, conta pra gente nos comentários as estratégias que você usa. Marque um amigo que também vai gostar de ler este artigo e compartilhe nas suas redes sociais.