Como fazer gestão de estoque

Fazer gestão de estoque é parte importante do processo administrativo de quem é lojista ou revendedor. Apesar de boa parte das micro e pequenas empresas ignorarem o controle de estoque. Este, por sua vez, é fundamental para garantir o sucesso de seu negócio.

A gestão de estoque garante eficiência além de reduzir perdas. Uma boa gestão garante resultados positivos nos negócios. Por outro lado, ter nenhum controle de estoque ou uma má gestão pode acabar com seu negócio.

Com o controle de estoque é possível visualizar quais itens estão parados bem como quais têm melhor saída. A função da gestão é exatamente monitorar todos os produtos para que não haja excessos ou prejuízos.

Veja também: Como organizar loja de roupas

O que é e como fazer gestão de estoque

Controle de estoque nada mais é que monitorar todos os produtos de uma empresa. Dessa maneira é possível prever as necessidades de compras além de reduzir perdas de mercadorias que possuem menor giro.

Ou seja, a gestão de estoque monitora todas as entradas e saídas de mercadorias. Você não precisa se prender a apenas grandes sistemas de gestão. É possível começar a se organizar fazendo o controle manualmente através de cadernos ou planilhas em seu computador.

Apesar de o controle de estoque ser trabalhoso ele também traz muitos benefícios para seu negócio. Por exemplo:

  • Controle de vendas;
  • Otimização de estoque;
  • Projeção de pedidos junto aos fornecedores;
  • Precificação correta;

Ter controle absoluto de tudo o que entra e sai de seu estabelecimento te permite negociar antecipadamente com fornecedores. Além disso reduz significativamente prejuízos com perdas e até furtos.

Da mesma forma é possível programar promoções em sua loja. Isso porque com o controle de estoque você consegue visualizar quais produtos estão parados e há quanto tempo estão parados em estoque.

Esse fator é fundamental para que você ofereça descontos e promoções.

Confira dicas de prateleiras

Dicas para uma gestão de estoque eficiente

como fazer gestao de estoque

Todo lojista e/ou revendedor deveria priorizar a gestão de estoque em seu negócio. De fato organizar e controlar o estoque de forma assertiva e eficiente é fundamental.

Fazer gestão de estoque te permite identificar a disponibilidade de um produto e até mesmo te alertar quando algum item está com poucas quantidades disponíveis. Além disso é importante que você mantenha seus produtos bem organizados. Isso agiliza o atendimento com seu cliente.

Confira algumas dicas de como fazer gestão de estoque eficiente.

Faça um inventário

Antes de tudo tire um dia para que seja feito o inventário de seus produtos. Só assim você saberá, de fato, a quantidade de mercadorias que você tem em sua loja.

É aconselhável fazer inventários em determinados períodos ao longo do ano. Veja quais são as melhores épocas de acordo com seu calendário. Uma boa época para realizar inventário é entre as trocas de coleções.

Controle entrada e saída de produtos

Depois de feito o inventário documente cada item que entrar e sair do seu sistema. Dessa maneira você consegue visualizar a quantidade disponível de cada produto.

Torne obrigatório o controle de entrada e saída de mercadorias. Jamais permita que um item seja retirado sem ser documentado. Com isso você evita grandes perdas e controla melhor seus pedidos junto aos fornecedores.

Organize sua mercadoria

Um bom gerenciamento de estoque começa com produtos bem organizados e categorizados. Mantendo sua mercadoria organizada você agiliza o atendimento com seu cliente.

Quanto mais segmentado, melhor a organização. Você pode optar por separar suas peças de acordo com:

  • Gêneros (masculino, feminino, infantil);
  • Tamanhos (PP,P,M,G,GG);
  • Coleções (Inverno/Verão);
  • Tipos (camisetas, vestidos, calças, etc);
  • Cores.

Acompanhe novidades pelas nossas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook

Enfim, há muitas possibilidades de organização de estoque. Apenas escolha aquela que melhor se adequa a sua rotina. Também verifique o espaço disponível para estocagem.

Mantendo o controle de todas as entradas e saídas você organiza uma melhor gestão de estoque. Dessa forma calcula o giro de mercadorias com mais organização. Além de melhorar o capital de giro também há o melhor aproveitamento das mercadorias.

Gostou das dicas sobre gestão de estoque? Marque aqui alguém que também precise destas dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *