Vender pelo Whatsapp

Como utilizar o Whatsapp para aumentar vendas

Sabemos que as redes sociais são grandes aliadas para lojistas e revendedores ganharem mais visibilidade e aumentarem suas vendas. O Whatsapp é uma destas redes. Descubra como utilizar o Whatsapp para aumentar suas vendas e captar muitos clientes através dele.

Apenas no Brasil, o número de usuários que utilizam o Whatsapp já ultrapassou a marca de 120 milhões. Portanto, significa que é um ótimo local para se relacionar com seus clientes. Se você ainda não usa o Whatsapp para impulsionar suas vendas, está perdendo uma grande oportunidade.

Afinal, como você pode utilizar esta ferramenta a favor de gerar novos negócios para sua loja? Estude sua persona e fale com ela da melhor maneira possível, dessa forma você utiliza o Whatsapp de maneira correta sem ser invasivo ou inconveniente.

Leia Também: Saiba como vender pelo Whatsapp

Como conseguir mais clientes através do Whatsapp

Primeiro, estude seu público e saiba exatamente o que ele procura. Pense no que o motiva a comprar e utilize isso a seu favor. As pessoas, geralmente, são movidas por dor ou desejo, ofereça um produto que cure e/ou satisfaça estes “problemas”.

Para isso, planeje bem como será feito este contato com seus clientes pois apesar de o Whatsapp ser um aliado, é muito fácil perder o tom e acabar se tornando invasivo ou chato, atrapalhando o dia a dia do seu cliente.

Dessa forma, preparamos algumas dicas para te ajudar a usar o aplicativo da melhor maneira possível e aumentar suas vendas.

Personalize sua oferta

Não deixe de lado o trabalho em outras redes sociais. Isso porque é através delas que você conhecerá o perfil dos seus clientes bem como o que ele procura.

Para isto, abra um canal de comunicação em seu site para que o cliente entre em contato com a sua loja e vendedores. Desta forma, você conseguirá oferecer produtos especializados, o que é essencial para a eficácia da comunicação e concretização da venda.

Assim, sua equipe envia apenas as informações mais importantes dos produtos pelo WhatsApp, acertando os detalhes da compra e, por fim, fidelizando o cliente pelo bom atendimento.

Ofereça conteúdo no Whatsapp

Alimente sua audiência com vídeos e textos e aproveite também para divulgar seus perfis de outras redes sociais. Fazer uma chamada para uma postagem do seu blog ou enviar um vídeo com os benefícios do seu produto, é uma ótima estratégia.

Não exagere no envio de mensagens, utilize o bom senso e deixe claro que se o cliente desejar poderá sair a qualquer momento da sua lista. Estude o comportamento do seu cliente para traçar sua estratégia e definir quando as mensagens serão enviadas.

Crie várias listas e monte um funil de vendas de acordo com cada cliente prospectado.

Utilize a lista de transmissão ao invés de grupos

O WhatsApp oferece o recurso de listas de transmissão, onde permite que você envie a mesma mensagem para mais de 200 contatos ao mesmo tempo. Esta é uma funcionalidade perfeita para vender pelo app pois seu cliente recebe a mensagem de maneira singular, apesar de ela ter sido disparada coletivamente.

Isso faz com que seu contato não se sinta intimidado a participar de um grupo. Além disso a lista de transmissão tem como finalidade produzir uma comunicação praticamente individualizada, de acordo com o perfil de cada cliente.

Lembre-se de pedir autorização aos seus consumidores antes de enviar qualquer promoção/divulgação. Utilize o bom senso para envio de mensagens na sua lista de transmissão e também sempre ofereça conteúdo de valor ao seu cliente. Dessa forma as vendas ocorrerão naturalmente.

O Whatsapp ainda não possui ferramenta de anúncio pago, ou seja, toda comunicação através dele é feita de maneira orgânica. Portanto, faça um bom planejamento de comunicação com seu cliente para que ele não se sinta invadido.

Por fim, guarde os dados e informações de seus clientes em uma lista própria ou CRM, assim as abordagens se tornam mais customizadas e você conseguirá utilizar o Whatsapp para aumentar suas vendas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *