Dicas para não ficar com o estoque parado

estoque parado

Sabemos que 2020 foi um ano desafiador para todos os empreendedores. As vendas sofreram uma queda significativa, isso porque o consumidor freou seus gastos e forçou o lojista a ficar com seu estoque maior que o habitual.

Um estoque parado pode acabar desvalorizando seu produto além de significar danos à peça. Certamente quem é lojista ou revendedor não quer que isso aconteça.

Afinal, o que fazer com a mercadoria que acumulou devido à pandemia? Nós iremos te ajudar a movimentar seu caixa e não ficar com o estoque parado.

Leia também: Como fazer gestão de estoque

Como acabar com o estoque parado

O primeiro passo para acabar com o estoque parado é fazer uma análise do seu cenário atual. Por isso, ter uma gestão eficiente para controlar seu estoque é fundamental. É através de um controle bem feito que você conseguirá identificar quais peças venderam mais e quais ficaram encalhadas.

É importante lembrar que cada lojista possui um método de organização controle e, através dele, sabe o que é melhor para seu negócio. Não existe uma regra, mas manter a organização é fundamental. 

Mesmo assim, alguns erros podem acontecer e levar ao acúmulo de algumas peças. Porém existem maneiras de driblar estes erros. Confira abaixo algumas dicas para não ficar com seu estoque parado.

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Dicas para movimentar o estoque parado

Já citamos aqui que ter uma boa gestão de estoque é fundamental para a saúde do seu negócio. Afinal, ficar com o estoque parado é um dos grandes problemas enfrentados por lojistas de diversos segmentos. Confira agora dicas para movimentar o estoque parado.

 

Público – Alvo

Saber quem é seu público alvo é essencial para acabar com as peças paradas em seu estoque. Dessa forma, é possível criar campanhas e promoções segmentadas para despertar o interesse do seu público. Conhecendo seu público alvo, você consegue entender o que ele compra, o que ajuda na hora de escolher os produtos para sua loja e evitando, portanto, que seu estoque fique parado.

 

Invista no seu estoque

É importante conhecer o seu estoque atual e saber investir nas peças certas. Por isso, faça um inventário de tudo o que você comprou, do que já vendeu e do que ainda está parado.

Faça uma análise de modelos, cores e tamanhos. Dessa forma, você repõe apenas peças que vendem. Isso também te ajudará a fazer compras mais assertivas. Com isso, você elimina seu estoque parado e também evita erros na hora de comprar suas reposições.

 

Crie Campanhas

Criar campanhas é um excelente jeito de divulgar seus produtos (especialmente os parados). Fazer ofertas de vendas direcionadas para seu público alvo é praticamente uma venda certa.

Existem diversas campanhas que você pode inserir na sua loja, como por exemplo: Combos, frete grátis, desconto progressivo, etc. Não esqueça de promover seus produtos nas redes sociais, em banner no seu site ou com anúncios. 

Agora que você já sabe como movimentar o estoque parado, coloque a mão na massa e venda aquela coleção que ficou esquecida. Agora que a economia está voltando a aquecer, aproveite as datas comemorativas para alavancar suas vendas.