Como girar o estoque na mudança de estação

O período de troca de estação é uma excelente oportunidade para girar o estoque de sua loja e atrair mais clientes. Afinal o público sempre gosta de novidades. Portanto, este é um período onde seus clientes estarão mais acessíveis a visitar sua loja.

O lojista que compra no atacado com antecedência se programa melhor para estes períodos. Isso porque ele garante peças tendência com os melhores preços. A melhor maneira de antecipar as compras da próxima coleção é vender a coleção anterior.

No entanto, sabemos que nem sempre é possível vender todas as peças da estação atual. Então, nesse momento você deve pensar em alguma ação para girar o estoque na mudança de estação.

Afinal, qual é a melhor maneira para liquidar o estoque antigo? Acompanhe este artigo até o final e descubra como.

Veja também: Como movimentar estoque parado

Dicas para girar o estoque

É importante lembrar que os clientes já esperam ações quando há mudança de estação. Além disso, durante este período há chances de atrair novos clientes para seu negócio.

Por outro lado sabemos que a troca de coleção nem sempre é um período tranquilo. Quem é lojista sabe que é preciso girar o estoque para receber peças novas e não acumular mercadoria.

De fato, os períodos de mudança na estação são muito importantes no calendário varejista. Portanto faça um bom planejamento para liquidar seu estoque antigo e ainda conseguir atrair mais clientes para sua loja.

Tipos de ação promocional para girar o estoque

girar estoque

As ações promocionais ajudam o lojista com o giro de estoque ao longo do ano com as trocas de coleções.

Utilize o calendário regional para programar suas ações e organizar campanhas. Dessa maneira você garante que sua mercadoria não fique parada no estoque por muito tempo.

Porém, antes de tudo, é preciso escolher qual o tipo de ação você irá utilizar em sua loja. A ação promocional muda de acordo com o objetivo de cada lojista. Você pode oferecer descontos para um grupo de peças específicas, por exemplo, ou estipular uma porcentagem aplicada na loja toda.

Saiba como fazer gestão de estoque

Confira 4 tipos de ações promocionais mais comuns para girar o estoque.

Promoção

A promoção funciona para qualquer período. Pode ser gradual seguindo a troca de coleção. Você pode iniciar com descontos menores e aumentar conforme a estação termine, por exemplo.

Saldão

O saldão é ótimo para peças que não retornarão muito cedo. São peças específicas de estação. Por exemplo, casacos pesados em tricot que não podem ser usados durante o verão. Sinalize estas peças com o menor preço que puder.

Liquidação de Etiqueta

A liquidação de etiqueta é onde o lojista sinaliza o preço menor comparado com o preço normal da peça. É um período onde as peças recebem desconto na etiqueta. Dessa forma o cliente visualiza a diferença de valor com facilidade.

Queima de estoque

A queima de estoque abrange a queda de preço em todas as peças da loja. É preciso promover valores bem mais baixos para liquidar seu estoque. A queima de estoque deve ser a última alternativa do lojista antes da troca de estação.

Curta a Kalanchoê Tricotaria no Facebook

Depois de escolher a melhor ação promocional para sua loja é preciso definir métricas e objetivos. Além disso também é preciso estipular um prazo para cada ação. Lembre-se que promoções não devem se estender por um longo período nem tampouco ter duração muito curta.

Agora que você já sabe como girar o estoque na mudança da estação, coloque estas dicas em prática. Contudo, não deixe de divulgar suas ações para que você consiga atingir resultados melhores.

Gostou das dicas sobre giro de estoque? Comente qual sua ação preferida para liquidar o estoque parado da sua loja.