Como movimentar estoque parado

Quem trabalha com revenda de roupas sabe que estoque parado é sinônimo de prejuízo. Mas como movimentar estoque parado? Existem diversas opções que você pode fazer no seu comércio para desencalhar aquela mercadoria que não vende.

Algumas opções comuns é anunciar na vitrine de sua loja promoções, queima de estoque ou até mesmo leve 3 pague 2. No entanto fazer promoções e baixar os preços não é a única maneira de movimentar estoque parado.

Primeiramente é preciso ter um objetivo claro para então traçar uma estratégia e vender aquelas peças que estão paradas. Feito isso, é importante entender a demanda de mercado e focar naquilo que o cliente tem interesse em comprar.

Evite estoque parado com uma gestão eficiente

Um dos principais motivos de lojistas e revendedores terem peças encalhadas é a má gestão de estoque. Ou seja, não planejar suas compras tampouco saber o que deve ser comprado.

Muitos comerciantes fazem compras em excesso sem analisar a demanda de mercado. Como resultado ficam com muitas peças paradas em estoque. É importante colocar o pé no freio e comprar apenas o que o cliente está disposto a consumir.

Além disso possuir um bom sistema de cadastro ajuda muito a não cometer esse tipo de erro. Muitas vezes as peças ficam paradas em estoque, simplesmente porque alguém comprou um produto que não era essencial naquele momento.

Leia Também: Como fazer gestão de estoque

Outro erro comum cometido pela falta de sistema, é ter mercadoria mas não saber que ela está em seu estoque. Esses são pequenos erros, fáceis de serem corrigidos mas que podem causar um prejuízo grande para sua loja.

Cada lojista ou revendedor precisa analisar seu negócio e ver o que melhor funciona. Seja com um sistema de gestão ou em planilhas manuais. O importante é manter tudo documentado e organizado para melhor controle.

Dicas para movimentar estoque parado

Estoque parado

Como falamos acima, conhecer o que seu público quer e fazer gestão de estoque, são etapas importantes para movimentar estoque parado. No entanto, alguns outros detalhes também passam despercebidos. Confira 3 dicas para movimentar seu estoque.

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Analise seu estoque

O primeiro passo é fazer um diagnóstico de seus produtos e avaliar àqueles que estão parados. Observe também há quanto tempo determinada mercadoria não é vendida. Então, comece o processo de movimentação das peças que estão há mais tempo em estoque.

Depois disso, analise o motivo destas peças estarem paradas. Muitas vezes trata-se apenas de má gestão de estoque. O lojista ficou animado demais com um produto que teve pouca saída ou então comprou grande quantidade e não conseguiu vender todas.

Planeje ofertas e liquidações

Estude o atual momento do seu público alvo e veja qual mercadoria ele está disposto a comprar. Ao entender este fluxo você escolhe melhor as peças que deverá expor para fisgar seu cliente.

Além disso, monte uma vitrine atrativa com chamariz de preços mais baixos. Ofereça kits prontos pois costumam chamar mais atenção. Porém deixe claro para seu cliente a desvinculação de cada peça caso ele não se interesse pelo kit completo.

Faça divulgação

Use as redes sociais e divulgue ao máximo suas promoções. Se o seu negócio tem um site próprio, insira banners e CTA (chamada para ação). Além disso, não esqueça de manter sua vitrine atraente e com uma comunicação clara.

Você também pode aproveitar as redes sociais e fazer parcerias com influenciadores ou até mesmo com outra loja que complemente seu produto. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas pode fazer parceria com uma loja de calçados ou bolsa. É uma ótima escolha para ampliar seu público.

Além de todas estas dicas, você pode tentar trocar algumas peças com seus fornecedores. Existem fornecedores bem maleáveis que fazem troca de mercadorias independente do tempo de compra.

Por fim, lembre-se que manter seu estoque documentado e organizado é crucial para evitar grandes quantidades de mercadoria parada.

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