Diariamente é possível encontrar vários anúncios de empresas em busca de representantes comerciais. No entanto, o profissional que trabalha com representações sempre encara alguns obstáculos na seleção. Saiba agora como selecionar uma marca para representar.
Algumas empresas exigem um determinado perfil de representante comercial que ela acha mais adequado à sua marca. Contudo, o profissional deve se portar da mesma maneira. Ele deve buscar empresas que tenha afinidade e que estejam dentro do seu perfil de trabalho ideal.
A representação comercial é caracterizada pela relação entre o profissional que representa a empresa e pelo lojista.
O que faz um representante comercial?
Representantes comerciais são profissionais autônomos que fazem a intermediação de uma marca para o consumidor. Por serem autônomos, normalmente, não cumprem horários mas precisam saber administrar bem seu dia a dia.
Sua monetização depende de comissões pagas por parte da representada. Ou seja, quanto mais negócios fechar maior serão seus rendimentos. Sua porcentagem de ganhos deve ser definida em um contrato estabelecido entre o profissional e a empresa a ser representada.
Uma das vantagens em trabalhar com representação comercial é poder vender produtos que já são conhecidos no mercado. Para se tornar um representante é preciso pesquisar as marcas disponíveis para trabalhar, bem como seu repertório de vendas e condições de comissionamento.
Leia também: Como comprar roupas de um representante comercial
Dicas para selecionar uma marca para representar
É possível encontrar diversos segmentos de empresas para fazer representação comercial. Você deve avaliar qual nicho tem mais afinidade além das condições de pagamento.
Representantes comerciais fazem o trabalho de vendas e captação de clientes para determinadas empresas. Desta forma fica mais viável a maximização de lucros por um custo baixo, já que o pagamento é feito em forma de comissão.
Veja algumas dicas para escolher uma marca para representar:
- Defina um nicho de mercado;
- Escolha a região de atuação (algumas marcas possuem abrangência nacional);
- Escolha um produto que tenha afinidade e conhecimentos prévios;
- Analise seus deslocamentos e veja se a empresa oferece reembolso de transporte;
- A representada deve fornecer todas as informações necessárias para atuação do representante;
- O representante deve estar de acordo com as diretrizes da marca;
- Pesquise a fundo a representada. Isso evita importunações futuras;
- Jamais represente marcas concorrentes entre si.
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Como escolher um representante comercial
Geralmente, o profissional que trabalha com representações vai atrás de marcas para representar. Contudo, não é difícil vermos o caminho inverso. Diversas marcas também buscam parcerias com profissionais qualificados para divulgar seu produto.
Alguns pontos a se avaliar são:
Registro Profissional
É comum as marcas optarem por representantes que possuam registro profissional no conselho regional de representantes comerciais.
Tempo de atuação no mercado
Caso a representada opte por uma empresa de representações comerciais é preciso se atentar ao tempo de atuação. No entanto, talvez a empresa tenha pouco tempo de atuação, porém seus profissionais já tenham bastante tempo de mercado. Diferencie tempo de atuação com tempo de mercado.
Além destes pontos é importante se atentar ao portfólio e as técnicas de vendas utilizadas pelo profissional de sua escolha. Se for preciso, ofereça treinamentos para que as diretrizes da empresa fiquem bem alinhadas com o discurso de vendas.
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