Como fidelizar clientes no varejo

Quem é lojista ou revendedor precisa saber como fidelizar clientes pois esta estratégia é fundamental para o sucesso de suas vendas. Afinal, manter um bom cliente é mais vantajoso que adquirir um novo cliente.

Quando a empresa ainda é nova no mercado, esta etapa é mais difícil mesmo. Primeiro, é preciso investir em divulgação para que todos conheçam sua loja. No entanto, passada esta fase, investir em fidelização de clientes é essencial.

Dessa maneira há dados que comprovam que atrair um cliente novo custa cinco vezes mais caro do que fidelizar um cliente antigo. Além disso, fidelizar clientes no varejo significa 65% de todas as suas vendas.

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Entenda como fidelizar clientes

Manter clientes satisfeitos é essencial para qualquer negócio. Porém, conseguir fidelizar estes clientes é ainda melhor. Ter clientes que retornam à sua loja é sinônimo de um atendimento de qualidade.

Por isso, buscar formas de fidelizar clientes faz com que sua marca ganhe maior destaque além de garantir ganhos futuros. Clientes regulares mantêm seu fluxo de caixa contínuo fazendo com que sua manutenção seja mais fácil.

Além disso, limita seus esforços e dependências de clientes ocasionais.

Afinal, como fidelizar clientes no varejo?

Separamos algumas dicas de como fidelizar seus clientes para que eles, de fato, voltem sempre.

Entenda seu cliente

Primeiramente é preciso saber quem fidelizar. Por isso é importante que você tenha traçado o seu perfil de cliente ideal. Avalie as pessoas que compram em sua loja e crie uma forma de monitorar o grau de satisfação delas. A partir daí averigue os resultados e pense quais são as melhores formas de aproximar sua empresa deste cliente.

Crie programas de fidelização

Mostre aos seus clientes assíduos que eles são, de fato, muito importantes para sua loja. Desenvolva programas de fidelidade para aqueles que compram regularmente. Você pode oferecer desde descontos especiais até formas de pagamento diferenciada para estes clientes.

Ofereça atendimento diferenciado

Uma loja que oferece um bom atendimento garante o retorno de seus clientes. Além disso, as chances deste cliente indicar sua loja são enormes. Oferecer um bom atendimento vai além de tratar bem seus clientes. Ter opções de produtos para oferecer e conseguir entender o que seu cliente procura são essenciais para que ele retorne à sua loja.

Foco na pós venda

Depois que o cliente sai de sua loja, sua missão não está terminada. Pelo contrário, é a partir daí que seus esforços para fidelizar este cliente começam. O pós venda te ajuda a monitorar o nível de satisfação dos seus clientes e abre espaço para que você o convide a visitar sua loja novamente. Não precisa ser algo extraordinário, um e-mail de agradecimento e um cupom de desconto para a próxima compra já são suficientes.

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Um dos principais motivos para fidelizar clientes é oferecer um atendimento excelente. Se seu cliente tiver uma boa experiência com a sua loja, as chances de ele voltar são certeiras. Dessa forma, invista em bons colaboradores que estejam aptos a transmitir esta experiência para seu cliente.

Reforce estes pontos com sua equipe e verá que a fidelização de clientes realmente funciona. Agora que você já sabe como fidelizar clientes no varejo, conta pra gente quais ações você já usa em sua loja e quais pretende adotar.