Como utilizar o Instagram para empresas

Instagram para empresas

Já faz um tempo que as redes sociais se tornaram grandes aliadas daqueles que possuem um negócio próprio. Contudo, depois de um início de ano inesperado, vimos que mais do que nunca os olhos do consumidor estão voltados ao virtual. Leia este artigo até o final e aprenda como utilizar o Instagram para empresas.

O Instagram se consolidou como uma imensa vitrine virtual. Quem navega por ele deseja ver fotos bem feitas, porém não se engane, grande parte do público anseia por estabelecer uma conexão pessoal.

Atualmente o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos mundialmente. De acordo com o próprio aplicativo, 80% destes usuários seguem marcas. Por isso não podemos negar que o Instagram seja uma poderosa ferramenta para destacar seu negócio na internet.

O que é o Instagram Business?

Sabemos que as redes sociais são altamente importantes para a visibilidade de qualquer empresa. No entanto, promover engajamento, atingir o público certo e capturar bons leads não é uma tarefa tão fácil.

Dessa forma, é importante que você crie uma conta comercial na plataforma. Isso porque o Instagram para empresas (Instagram Business) é o modelo desenvolvido especialmente para negócios.

Quem possui um perfil comercial no Instagram tem acesso a algumas métricas essenciais, como:

  • Dados de performance do perfil;
  • Inserir atividade e nicho de mercado;
  • Endereço comercial e site (caso possua);
  • Perfil dos seguidores;
  • Criar anúncios no feed;
  • Integração com loja virtual;
  • Links no stories;
  • Acesso à ferramenta analítica (Instagram Insights).

Aprenda a vender mais através do Instagram

Como criar uma conta comercial no Instagram

Se você ainda não possui uma conta comercial voltada para seu negócio no Instagram, vamos te mostrar com 3 passos simples, como você pode criar sua conta comercial.

  1. Crie uma fanpage no Facebook

O Instagram é uma empresa que faz parte do Facebook. Por isso, como forma de limitar a quantidade de perfis comerciais na rede, é obrigatório que ao criar uma conta comercial no Instagram você precise vinculá-la à uma página do Facebook. Se você ainda não possui uma fanpage, crie a sua imediatamente.

  1. Ganhe seguidores

Para ter acesso as ferramentas de métricas da sua conta comercial, é necessário que seu perfil atinja 100 seguidores. A partir daí você já conseguirá visualizar informações importantes sobre o seu público.

  1. Preencha seu perfil

Insira o maior número de informações possíveis no seu perfil. Deixe bem claro a categoria do seu negócio, forma de contato e, caso possua, endereço físico. Lembre-se que o Instagram permite apenas um link na bio de perfil, portanto insira aquele onde seu cliente terá atendimento mais rápido.

Dicas para vender mais utilizando o Instagram

Agora que você já possui um perfil comercial completo, é hora de iniciar sua estratégia de venda dentro do Instagram. Crie uma identidade para sua marca (caso ainda não possua), lembre-se de adequar linguagem visual e estrutural que combinem com seu público.

Você pode utilizar algum filtro específico, destacar uma cor que identifique seu negócio ou, até mesmo, uma tipografia diferenciada.

Tenha em mente que redes sociais foram criadas para conectar. Apesar de o seu objetivo ser vender um produto/serviço, primeiro você precisa criar uma conexão com seus seguidores. Usuários de redes sociais utilizam estas plataformas para se distrair, a compra é apenas uma consequência.

Por fim, invista em boas fotos. Tire fotos de vários ângulos e em diferentes cenários e observe qual estilo seu público responde melhor.

Como você percebeu as vantagens em possuir uma conta comercial no Instagram são muitas. Porém listamos apenas algumas dicas de como utilizar o Instagram para empresas. Se você sabe de mais algum dica ou quer trocar experiência, deixe seu comentário no box abaixo e compartilhe com seus amigos.