Aprenda a fazer promoções de sucesso

Começou um novo ano e com ele as famosas liquidações. Você já faz promoções em sua loja? Sabe como fazer promoções de sucesso? Primeiro de tudo, uma boa promoção é aquela que eleva suas vendas e também agrega valor.

Para manter o ritmo de vendas de Dezembro, muitos lojistas fazem liquidações em suas lojas. Até mesmo quem mantém uma loja virtual não deixa de oferecer promoções neste início de ano.

É comum ver vitrines chamativas com adesivos de descontos. Da mesma forma vemos banners em sites e anúncios espalhados pela internet. Vale tudo para fisgar novos clientes e manter as vendas aquecidas.

Leia mais: Como fazer promoções em loja de roupas

Fazer promoções de sucesso

Dicas para fazer promoções

Promoção, Oferta, Liquidação, Sale, não importa o nome que você irá usar, todos eles remetem ao seu cliente uma única coisa: preço baixo.

Contudo, no varejo, quando falamos em promoção não significa apenas baixar preços e oferecer descontos. Para lojistas iniciar uma promoção pode significar a divulgação de uma nova coleção, por exemplo.

Criar promoções é uma das estratégias preferidas dos comerciantes para atrair novos clientes. Porém antes de agir é preciso planejar. Continue lendo que te indicaremos os passos necessários para que você faça uma promoção de sucesso.

Defina objetivos

Para toda ação que você decidir fazer em seu negócio, é preciso estabelecer objetivos. É importante saber o motivo de você iniciar uma promoção. Muitos lojistas usam a liquidação com o objetivo de movimentar o estoque. Ou seja, desencalhar produtos, para a chegada de novas mercadorias.

Apesar de este ser o motivo mais comum, existem outros motivos para promover uma liquidação. Como, por exemplo, conhecer melhor seu público, aumentar a clientela, divulgar uma nova linha de produtos e até mesmo aumentar seu ticket médio.

O primeiro passo é definir esse objetivo – ele vai influenciar o tipo de desconto oferecido e o retorno esperado.

Planeje sua ação

Depois de definir seu objetivo, faça o planejamento. É exatamente aqui que você irá definir quais serão as ações necessárias para que seu objetivo seja alcançado.

O planejamento é essencial para prever cenários positivos e negativos. Por exemplo, quais medidas serão tomadas caso sua campanha faça mais sucesso que o esperado e também caso ela venda menos que o planejado.

Acompanhe sua campanha

Ao iniciar sua ação é importante acompanhar o desempenho da sua promoção. Analise o fluxo de vendas e esteja preparado para uma possível reposição de estoque ou então a possibilidade de reavaliar os preços praticados.

Mensure seus resultados

A única forma de saber se seus objetivos foram atingidos é mensurando os resultados da sua campanha. De fato, o que será mensurado está atrelado ao objetivo traçado.

Por exemplo, se seu objetivo era aumentar seu ticket médio, então é isso que deve ser analisado. Tudo depende do seu objetivo inicial.

A partir daí, você poderá mensurar seus resultados e planejar suas próximas ações.

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Estabeleça promoções que agregue valor

Ao planejar uma promoção deixe espaço para que seus clientes participem ativamente dela. Além disso, este tipo de ação é uma ótima oportunidade para você conhecer melhor seu público.

Aproveite a ocasião e oferte produtos complementares. Desse modo você incentiva o seu cliente a levar outro produto e, consequentemente, aumenta seu ticket médio.

Por fim, estabeleça um esquema de divulgação para sua promoção. Afinal, não adianta programar uma ação se ninguém souber que ela existe, não é mesmo? Portanto, nessa etapa, planeje ações de divulgação.

Agora que você aprendeu como fazer promoções de sucesso conta pra gente qual a sua estratégia.

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