Aprenda a fazer controle de vendas da sua loja

Aprenda a fazer controle de vendas da sua loja

Fazer controle de vendas é uma das práticas mais importantes de quem é lojista ou revendedor. É através deste controle que você saberá quais produtos têm maior saída, quais ficam mais tempo no estoque além de saber onde você deverá investir para comprar novas mercadorias.

Para manter um controle de vendas eficiente é preciso sincronizar este controle ao seu estoque e também à sua gestão financeira. Dessa maneira é possível saber de que maneira o seu dinheiro está investido e como ele retorna em lucros para sua empresa.

O controle de vendas da sua loja é essencial para que você consiga gerenciar e fiscalizar todas as suas vendas. Isso porque a sua saúde financeira depende da entrada de recursos.  Ou seja, fazer um bom controle de vendas é cuidar bem dos seus lucros.

Leia Mais: Como administrar uma loja de roupas

Como fazer controle de vendas

Existem muitas formas de fazer o controle de vendas da sua loja. Vão desde o básico até o avançado. Você pode fazer o controle manualmente com papel e caneta, embora o risco de haver erros seja grande.

Se você possui algum conhecimento em planilhas, também é possível fazer o controle através de programas específicos. Basta você inserir manualmente os valores de acordo com a sua planilha. Aqui o risco de haver erros ainda existe, embora sejam menores.

Caso você disponha de orçamento, é possível contratar programas para que este controle seja feito de maneira automatizada. Neste caso, as chances de erro são mínimas e você ainda tem acesso a todas as informações de vendas e ao controle do seu estoque.

Fazer controle de vendas não é algo muito complicado. A forma que você irá escolher fazer este controle vai depender da sua necessidade. Todas elas são muito eficientes.

Assine nossa Newsletter e saiba tudo sobre gestão de lojas

Vantagens em fazer controle de vendas

Até aqui você já sabe que fazer o controle de vendas é essencial para medir o lucro do seu negócio. No entanto, não é somente isso que o controle de vendas faz. Algumas vantagens em fazer o controle de vendas, são:

Controle financeiro

Como falamos, é através do controle de vendas que você irá visualizar os seus lucros. Além disso, ao fazer este controle você também faz parte do seu controle de caixa e facilita o gerenciamento da parte fiscal de sua loja. 

Planejamento

Tendo o domínio do controle de vendas e de estoque você consegue visualizar quais são os produtos com melhor saída. Isso permite que você faça um planejamento a longo prazo e tenha melhores negociações com seus fornecedores. Você também estende seu planejamento para datas específicas onde haverá maior demanda de mercadoria e de atendimento. 

Com o controle de vendas também é possível prever a média de lucros que você terá em determinada época do ano. Isso porque você saberá em quais períodos cada produto vende mais. 

Agora que você já sabe da importância de fazer o controle de vendas da sua loja, fique atento às necessidades do seu negócio. Lembre-se que o controle de vendas é um processo que deve ser adotado e mantido permanentemente. Teste qual o melhor método para sua empresa e coloque em prática imediatamente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda?