Loja Física ou Loja Virtual: As principais diferenças

Muitos empreendedores ficam com esta dúvida na hora de iniciar um negócio. Afinal qual a relação entre loja física e loja virtual? Quais são as principais diferenças entre elas e porque é tão importante saber a funcionalidade de cada uma?

Neste artigo iremos apontar as principais diferenças entre loja física e loja virtual. Contudo, você não precisará escolher apenas uma alternativa. É possível conciliar ambos ambientes e ter um trabalho integrado.

É válido lembrar que possuir uma loja física torna a experiência de compra ainda mais completa. Isso porque o seu cliente poderá ver seus produtos e também experimentá-los. Por outro lado, uma loja virtual se torna um complemento do seu estabelecimento e funciona como um canal de vendas adicional para sua loja física.

Veja também: Como abrir uma loja de roupas

 Loja Física ou Loja Virtual, qual escolher?

A resposta par esta pergunta irá depender do tamanho do seu investimento e do tipo de oferta que você pretende oferecer a seu público. De fato, pesquisas e acessos feitos através da internet crescem a cada. Por isso, é importante manter sua marca presente no mundo virtual.

Ainda que você opte por ter apenas uma loja física, a inclusão do seu negócio e seus produtos no mundo virtual é essencial. Atualmente as pessoas buscam por coisas que precisam, primeiro através da internet. Portanto, se seus produtos ou estabelecimento não estiverem listados nos sites de busca é como se sua loja não existisse.

Alguns dos principais motivos de as pessoas buscarem por algo primeiro pela internet, são:

Preço

Através da internet é possível pesquisar e conseguir melhores preços de forma rápida e prática.

Informação sobre o produto

Com uma simples pesquisa em sites de busca é possível ver todas as informações do produto bem como opiniões de quem já comprou e também comparativos com produtos concorrentes.

Comodidade

É possível pesquisar e concluir uma compra através da internet sem se preocupar com trânsito ou estacionamento, por exemplo. Basta ter uma conexão de internet e a compra poderá ser feita de forma rápida e prática.

Maior liberdade

Além de poder pesquisar melhores preços e reputações de lojas, o cliente virtual também conta com a flexibilidade de horário já que em lojas online ele poderá comprar em qualquer dia e horário.

Leia Mais: Como montar uma loja virtual

Principais Diferenças entre Loja Física e Loja Virtual

Existem algumas diferenças importantes entre loja física e virtual. No entanto, para quem pretende utilizar as duas opções é válido saber que uma complementa a outra e oferece uma experiência mais completa para seus clientes.

Rastreamento e Alcance

Na loja física não é possível rastrear os passos que um cliente percorreu antes de entrar em sua loja nem quanto tempo ele passou em uma determinada sessão. Também não é possível mostrar novamente seu produto a menos que este cliente retorne até sua loja novamente.

São situações reversíveis através de uma loja virtual.

Atendimento e Prazo

As lojas físicas levam vantagem em relação a estes dois elementos. Primeiro porque um atendimento presencial é sempre mais humanizado e personalizado. Segundo: o cliente já sai da sua loja em posse do produto escolhido.

No entanto, estas experiências também são adaptáveis nas lojas online. É possível instalar chats para atendimento instantâneo. Porém a questão do prazo não muda muito aqui, o cliente precisará aguardar um pouco para ter o produto em mãos.

O mercado virtual oferece inúmeras possibilidades para seus consumidores. Algumas delas não podem ser oferecidas pelas tradicionais lojas físicas. No entanto, é possível juntar o melhor dos dois mundos, basta querer.

E você, possui loja física, loja virtual ou as duas? Conta pra gente sobre sua experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *