Como gerenciar uma loja de roupas

Como gerenciar uma loja de roupas

Saber como gerenciar uma loja de roupas é um dos grandes desafios de quem opta empreender na área do varejo. Isso porque o varejo de moda abrange diferentes tipos de nichos, linguagens e coleções.

Por este motivo, ao gerenciar um negócio de moda você tem muitas possibilidades nas mãos. Contudo é preciso saber que este também é um dos ramos mais competitivos do mercado.

Para se posicionar no mercado de forma assertiva é preciso ter bons conhecimentos e planejar estratégias que o diferenciam de seus concorrentes. Causando, assim, maior interesse do público e gerando mais fidelizações.

Aprenda a administrar uma loja de roupas

Ao montar uma loja de roupas, um dos primeiros passos é fazer um plano de negócios. Com um plano de negócios é possível ter uma visão geral sobre seu estabelecimento tais como: previsão de lucros e perdas, reduzindo a margem de erro ao longo do caminho.

O ponto de partida é saber quem é seu público-alvo, para que você saiba exatamente qual o tipo de mercadoria adquirir para revender. 

Além disso, também é importante saber como precificar produtos, formas de descontos e qual sua lucratividade desejada. 

Para te ajudar no gerenciamento de sua loja de roupas, preparamos 4 dicas para você. 

Leia Mais: Como calcular margem de lucro

Escolha do local 

Quem optou por ter uma loja física, sabe que é nela onde acontecerá maior contato com seu público. Dessa forma, é preciso manter um ambiente atrativo e agradável para atrair a atenção de seus clientes.  

É importante que o seu cliente se sinta confortável em sua loja e queira permanecer ali. Assim ele estará à vontade naquele ambiente e se sentirá confiante para conhecer e experimentar seus produtos e, consequentemente, comprar mais.

Para que a sua loja seja um lugar diferenciado é preciso estar atento a alguns detalhes, como por exemplo: 

  • Localização
  • Decoração 
  • Mobiliário
  • Vitrine
  • Música ambiente

Fazer gestão de compras

Saber onde, quando, quanto e de quem comprar são questões muito importantes para os lojistas de moda. E para não errar nesta questão é preciso se planejar. Fazer gestão de compras evita que falte ou sobre mercadorias em sua loja.

Ter conhecimento sobre as principais tendências de moda e também do calendário varejista, te ajudará a definir quais tipos de peças você deve comprar. Além disso, a gestão de compras também te ajuda a saber sua frequência de compra ideal. 

Gestão de Estoque

 Fazer gestão de estoque é essencial para que você tenha um parâmetro sobre suas compras , bem como sobre a sua lucratividade. O primeiro passo para uma boa gestão de estoque é fazer um controle de entrada e saída de produtos.

Criando este hábito você evita acúmulo ou falta de uma mercadoria específica. Além disso, é importante fazer inventários periodicamente para ter maior controle sobre suas mercadorias. 

Muitas vezes esse controle é deixado de lado, por falta de conhecimento ou de organização, o que acaba gerando prejuízo para sua loja. 

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Gestão de Vendas

Uma boa gestão de vendas começa pelo planejamento. É através dele que você irá definir suas metas, estratégias e treinamentos necessários para que sua loja seja bem sucedida. Afinal, todos estes fatores podem interferir de maneira positiva ou negativa em suas vendas.

Treine sua equipe para que eles sejam verdadeiros especialistas nos produtos que você comercializa. Os vendedores precisam conhecer bem as necessidades do cliente para que não corram o risco de indicar um produto fora do que aquele cliente procura. 

devem ser especialistas nos seus produtos, entender de moda, combinações e conhecer o seu estoque. Sabendo tudo sobre os produtos eles terão total segurança em sua abordagem. 

Com esses dados em mãos é possível gerenciar uma loja de roupas de maneira eficiente. Planeje e aplique ações no seu dia a dia que os resultados  logo virão. E, claro, não esqueça de acompanhar os resultados.

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