Outro ano chegou ao fim! E com ele as datas comemorativas de Dezembro também se encerram. Então chegou a hora de fazer promoções na sua loja de roupas.
Passada a temporada de Natal é comum encontrarmos promoções de queima de estoque. De fato, isso ocorre especialmente no início do novo ano. Em alguns países é comum vermos liquidações um dia depois do Natal.
No Brasil, é comum vermos as liquidações já no início do ano. Ou seja, muitos lojistas aproveitam a data para movimentar estoque parado e aumentar o número de vendas.
Tradicionalmente, Janeiro é um mês de férias. Por isso, anunciar promoções nesta época foi uma ótima saída encontrada pelos varejistas para não cair seu faturamento.
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Dicas para fazer promoções em sua loja
Com o início do ano e período de férias, muitos lojistas oferecem descontos de até 70% em suas promoções. Tudo para driblar a queda no movimento.
No entanto, as liquidações de início de ano são importantes não apenas para movimentar estoque parado. As promoções são oportunidades de atrair novos clientes e fidelizar clientes antigos.
Além disso, liquidações e promoções ajudam a divulgar produtos novos e novas coleções.
Confira nossas dicas para fazer uma promoção de sucesso.
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Determine seu público alvo
Conhecer quem é seu público alvo é essencial para fazer promoções de sucesso em sua loja. Certamente é preciso saber para quem você fará sua ação para que então sua campanha seja eficaz.
É bom saber que fatores como idade, gênero e perfil de consumo influenciam nos meios de comunicação que serão usados, bem como no tipo de produto a ser ofertado.
Defina seu objetivo
Estabelecer objetivos de forma clara, torna sua ação mais fácil de ser executada. Pense qual objetivo você deseja atingir com a promoção.
Alguns objetivos comuns são:
- Movimentar estoque parado
- Divulgar novos produtos e/ou coleção
- Aumentar o ticket médio
- Atrair novos clientes
Feito isso, você conseguirá definir qual o melhor mix de produtos que será inserido em sua liquidação. Além disso, você conseguirá definir claramente o valor de desconto que será aplicado.
Defina o prazo
Existem diversos formatos de promoção que você pode inserir em sua loja. Você pode oferecer descontos em toda a loja ou em uma determinada linha de produtos, por exemplo.
No entanto, para que o período de promoção de sua loja seja bem executado, é preciso definir prazos. Escolha uma data de início e de fim para sua campanha e deixe bem claro para seu cliente.
Aproveite as datas comemorativas no calendário do varejo
Além de liquidação no início do ano, as datas comemorativas também são excelentes oportunidades para promoções e movimentação de estoque. Aproveite o calendário do varejo e crie ações de acordo com cada ocasião. Algumas datas importantes que movimentam as vendas no varejo são:
- Carnaval
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Troca de estações
- Natal e Ano Novo
Agora que você já sabe como fazer promoções em sua loja de roupas, não esqueça de avaliar sua margem de lucro antes de reduzir seus preços. É importante que sua promoção não traga prejuízos para seu negócio.
Por fim, lembre-se de medir seus resultados. Monitorar o início e fim de sua campanha é essencial para entender seus ganhos e, dessa maneira, planejar novas ações.
Você acha que vale a pena investir em promoções? Já faz esta ação na sua loja? Conta pra gente quais são suas estratégias.