Não é fácil escolher os produtos que fará parte do seu mix de produtos. No entanto é uma etapa essencial para seu negócio. Diversos fatores estão envolvidos nesta tarefa. Contudo é preciso cautela para que você faça as escolhas certas e não prejudique seu negócio.
Escolher o mix de produtos de maneira errada pode prejudicar além do seu faturamento, pode colocar em risco a sobrevivência de sua loja.
Diante de tantas opções é preciso avaliar em qual formato de varejo o seu negócio se encontra. Existem diferentes tipos de varejo e você precisa saber em qual deles sua loja está. Dentre eles dois estão em destaque: loja de departamento e loja de especialidades.
- Loja de departamento: oferece produtos variados com diferentes estilos e marcas;
- Loja de especialidades: foca em um nicho e oferece produtos de marcas diversas.
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Como ter um mix de produtos adequado para seu público
Primeiramente, antes de selecionar os produtos certos para sua loja é preciso avaliar algumas questões como por exemplo:
- O tipo de varejo da sua loja;
- Quem é seu público alvo?;
- Sua seleção de fornecedores;
- Qual seu nicho de mercado e o posicionamento de sua loja.
Veja também: Saiba como escolher os melhores fornecedores
É importante ressaltar que a escolha dos fornecedores certos é a garantia de você ter um mix de produtos de qualidade para seus clientes. Acima de tudo, escolha fornecedores que sejam parceiros de negócios. Dessa forma ambas partes estarão focadas na ascensão de seus negócios.
Além disso há algumas ações fundamentais para que o mix de produtos da sua loja esteja equilibrado com seus objetivos.
Conheça seus clientes
Busque fazer pesquisas para entender quais são as preferências e necessidades dos seus clientes. O que eles prezam no atendimento, o tempo que ficam na loja etc. Conhecer bem seu cliente é essencial para que você ofereça exatamente os produtos que ele busca com um atendimento personalizado.
Avalie o desempenho dos seus produtos
É preciso que seja feito uma avaliação constante sobre quais produtos estão vendendo ou não. Dessa forma é preciso tomar ações necessárias em relação aos itens que ficam parados no estoque. Se for preciso, tire eles do seu mix. Procure não se apegar ao que você vende. Produto parado em estoque ocupa espaço e te faz perder dinheiro.
Analise seu concorrente
Não há nada de errado em observar seu concorrente. É essencial avaliar o que ele está oferecendo. Além disso é importante saber quais produtos ele vende mais, quais produtos estão em promoção e, como ele oferece esses produtos. Dessa forma, é possível avaliar se a sua loja está em sintonia com o mercado e entender o que precisa ou não ser adicionado ao seu mix de produtos.
Agora que você já sabe como escolher o mix de produtos para sua loja, siga nossas dicas e se destaque no mercado por oferecer o que ninguém mais oferece.
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