Quem é empreendedor, com certeza, já se deparou com esta questão. Calcular a margem de lucro de um produto é um dos erros mais cometidos por quem administra um pequeno negócio. Isso porque o custo de compra de um produto não representa o valor final que deve ser cobrado.
Apesar de parecer algo complicado, calcular a margem de lucro de seus produtos não é nenhum bicho de sete cabeças. Basicamente, a partir da venda de algum produto, você precisa calcular todos os custos ligados a empresa, fixos e variáveis.
Toda empresa possui custos fixos e variáveis. É preciso considerar ambos na hora de calcular o preço final do seu produto. Obter lucro significa ter um retorno positivo do seu investimento.
Para que você consiga precificar sua mercadoria, é preciso entender seus custos de operação, que é o valor que cobrirá os custos fixos e variáveis da sua empresa.
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O que é margem de lucro?
A margem de lucro é um valor percentual do seu resultado comparado à sua receita total. Então para que você consiga determinar o valor que deve sobrar, primeiro é preciso entender seus conceitos para que você possa determinar sua meta de remuneração.
Você precisa pensar da seguinte maneira: quanto um produto deve gerar de lucro para o meu negócio? Mas lembre-se de levar em consideração sua clientela. Afinal de nada adianta colocar uma margem de lucro muito alta se o seu público não a aceitar.
Afinal, como calcular a margem de lucro?
Lucro é o retorno positivo de um investimento. Ou seja, o lucro é a diferença calculada entre o total de vendas menos os custos relacionados a ela. Na prática funciona da seguinte forma: o valor total da sua receita menos seus custos operacionais. Com o resultado desta divide o valor e multiplica por 100. É aí que estará o seu lucro.
Veja no exemplo:
Total de receita – R$10.000,00
Custos operacionais – R$3.000,00
Lucro – R$7.000,00
Margem de lucro – (7.000/10.000)x100 = 70%
Dessa maneira chegamos ao percentual positivo de 70%. Ou seja, este é o valor base para que você obtenha lucro em seu negócio.
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É importante saber que cada tipo de atividade possui uma margem de lucro ideal. O lucro consiste em recuperar o capital investido na empresa. Para lojas e comércios, o percentual ideal deve estar por volta de 10 a 15% ao mês.
No entanto, vale ressaltar que não se trata de uma regra. Estes valores podem variar de acordo com a sua realidade. Por isso analise bem suas receitas e calcule a sua margem de lucro ideal. Dessa forma você conseguirá avaliar se sua lucratividade atende a seus objetivos.
Estas foram nossas dicas de como calcular a margem de lucro de um produto. Lembre-se de fazer uma boa gestão das finanças da sua empresa para que você consiga calcular a margem de lucro ideal para sua loja.
Você já calculou a sua margem de lucro? Tem alguma dica pra compartilhar com a gente? Deixa no box de comentários e marca um amigo que precise destas dicas.